logo-autarquia

A obter dados...

Dia do Município - Discurso da Presidente da Junta

Dia do Município - Discurso da Presidente da Junta


 
 
Discurso da Presidente Ana Custódio no Dia do Município
 
Celebrar o dia de hoje é, antes de mais, um momento de identidade e de responsabilidade coletiva.
Num tempo marcado por incertezas a nível mundial, e desafios económicos e sociais no nosso país, este dia assume um significado ainda mais profundo: o de reafirmarmos a importância do poder local, da proximidade e da democracia vivida no terreno.
Vivemos recentemente um momento eleitoral, que reforçou a confiança nas instituições e nos seus representantes. A participação, a escolha e o compromisso dos cidadãos são sinais claros de vitalidade democrática, que nos honram e, simultaneamente, nos exigem.
É neste contexto que iniciamos um novo mandato autárquico, conscientes da responsabilidade que assumimos e profundamente gratos pela confiança depositada no Executivo da Junta de Freguesia de Budens. Essa confiança é o alicerce do nosso trabalho e a razão maior do nosso empenho diário.

Permitam-me destacar três ideias centrais que orientam este novo ciclo.

A primeira é a continuidade com responsabilidade e visão.
Dar continuidade ao trabalho desenvolvido, valorizando o que foi construído, mas também abrindo espaço a novos projetos, novas abordagens e novas respostas. Governar é saber honrar o passado, agir no presente e preparar o futuro, sempre com sentido de equilíbrio e bom senso.

A segunda é a proximidade com as pessoas.
Acreditamos que o poder local só faz sentido quando é próximo, acessível e humano. É com esse espírito que reforçamos a nossa disponibilidade para ouvir, para estar no terreno e para acompanhar a comunidade, como é exemplo o projeto, recém criado, “A Junta nas Aldeias”, que simboliza uma Junta presente, atenta e comprometida com cada lugar e com cada pessoa.

A terceira é a consciência dos desafios e a cooperação institucional.
A freguesia de Budens, à semelhança de muitas outras, enfrenta desafios estruturais que exigem atenção, persistência e trabalho conjunto. Questões como a qualidade do espaço público, as acessibilidades ou o acesso à saúde fazem parte das preocupações legítimas da população. Mesmo quando não são competências diretas das freguesias, entendemos que não podemos ficar indiferentes. Estaremos sempre disponíveis para acompanhar, apoiar e encaminhar, garantindo que as pessoas não se sentem sós.

Neste caminho, o apoio e a colaboração da Câmara Municipal são fundamentais.
Reafirmamos a nossa total disponibilidade para trabalhar em conjunto, em diálogo permanente, colocando sempre os interesses da população em primeiro lugar.
Sabemos que há muito a fazer pelo concelho mas acreditamos que só com cooperação, escuta e respeito institucional será possível responder com eficácia e em tempo útil às necessidades da nossa freguesia, e não esperamos menos que isso.

A todos os eleitos, deixo uma palavra sincera de bom trabalho, com votos de que este mandato seja pautado pelo sentido de missão, pelo diálogo construtivo e pela capacidade de construir soluções em conjunto.
 
Por fim, uma palavra muito especial aos fregueses das nossas aldeias – Budens, Burgau, Salema, Figueira e Vale de Boi, desejo-vos um bom ano, com esperança, confiança e saúde. Saibam que continuaremos presentes, atentos e disponíveis, no terreno, para ouvir, para agir e para encaminhar, sempre com respeito, dedicação e carinho por esta freguesia e pelas suas gentes.
 
Bom feriado a todos
 
 
Fotografias ©Jorge Gomes
 

Publicado por: Freguesia de Budens

Publicado em: 22-01-2026

Imagens


Partilhar